Os incentivos fiscais para empresas que investem em projetos sociais são vantagens interessantes que estimulam muitos empresários a doarem. Mas, além deles, existem outros que merecem destaque.

1. Dedução no imposto de renda

Sabia que quando uma empresa doa para uma ONG, ela pode ter uma porcentagem do Imposto de Renda deduzido? Assim, em vez de dar o seu dinheiro para o governo, é possível ajudar uma instituição que promove o bem-estar de comunidades em situação de privação, especialmente crianças e adolescentes.

Isso só é possível para empresas que utilizam o modelo completo de declaração e essas doações têm um limite de valor que varia a cada ano. Você também pode optar por doar para apenas uma ou para várias instituições.

Porém, doando para uma instituição, o procedimento torna-se mais transparente e fica mais fácil acompanhar todos os programas e projetos, sabendo exatamente como o seu dinheiro está sendo utilizado.

Dessa forma, além de destinar o dinheiro para ONGs que vão utilizá-lo corretamente, você também auxilia que crianças e jovens tenham uma nova perspectiva de vida. Afinal, eles passarão a ter acesso à educação, alimentação e um espaço para interagir com outras crianças, o que é fundamental para o seu desenvolvimento.

2. Agregação de valor à marca

Hoje em dia, preços baixos ou um bom atendimento já não representam muito para os clientes. O consumidor deseja mais do que isso e, com o aumento da concorrência, sua empresa precisa de um diferencial para se destacar da maioria.

O mundo dos negócios já descobriu que a responsabilidade social é um bom atrativo e uma forma de conseguir mais clientes e fidelizar os que já existem. Isso porque as ações sociais cresceram e a consciência cidadã se tornou mais presente na vida das pessoas, especialmente por conta das redes sociais.

As gerações Y e Z estão mais preocupadas com a coletividade e querem se sentir mais engajadas no bem-estar de todos. As empresas também precisam se preocupar como são vistas pelo seu público nesses ambientes.

Muitas pessoas querem fazer algo a mais pelo mundo, mas muitos não conseguem ou mesmo não sabem como fazer isso. Adquirir produtos de um estabelecimento que apoia uma causa cidadã já é uma maneira de ajudar outras pessoas, ainda que indiretamente.

Assim, fazer doações para ONGs aumenta o valor da sua marca e ela passa a se promover por si mesma, gerando mais visibilidade.

3. Mudança na forma como o consumidor vê o estabelecimento

A palavra de ordem no mundo dos negócios é relacionamento. Depois da explosão das redes sociais e dos aplicativos para celular, ter um bom relacionamento com os consumidores é um dos aspectos que mais impacta nos resultados de uma empresa.

Quanto melhor o relacionamento com o cliente, maiores são as chances de vendas, pois sua empresa passa a ser vista como um empreendimento que não visa apenas o lucro, mas o bem-estar da sociedade.

A mudança na forma com a qual os consumidores enxergam a sua empresa faz toda a diferença na decisão de compra. As pessoas se sentem mais confortáveis quando fazem uma compra que, de certa forma, irá contribuir para a melhora na vida de alguém.

Sendo assim, é importante realizar doações, ainda mais com os incentivos fiscais oferecidos às empresas que fazem doações. Dessa forma, você sabe que parte do esforço que teve em manter sua empresa funcionando durante o mês vai parar nas mãos de ONGs que vão utilizá-lo em benefício de crianças ou jovens carentes.

4. Incentivos fiscais para empresas que investem em projetos sociais

Se você tem uma empresa, não importando se ela é física ou virtual, certamente precisa pagar alguns impostos ao governo. Que bom seria se você pudesse escolher, dentro de algumas boas opções, para onde gostaria de destinar esse dinheiro, não é mesmo? Assim, teria a certeza para onde o fruto do seu esforço e os lucros do seu negócio estão indo.

A esse processo chama-se Renúncia Fiscal e as regras dependem de cada município ou estado. E você não ganha apenas no poder de escolha, os projetos que receberam o seu apoio divulgam a sua marca em diversos eventos com placas de reconhecimento, seu logo em sites institucionais e outros materiais que ajudam a criar uma espécie de marketing empresarial.

Para isso, alguns documentos podem servir como pré-requisitos como certidões negativas de débito junto à Receita Federal e também as de âmbito estadual e municipal. Os incentivos fiscais têm um foco maior em empresas que contribuem para projetos que ajudam crianças, adolescentes, idosos e portadores de deficiência.

Sendo assim, procure por instituições que tenham projetos voltados para crianças e jovens. Dessa forma, além de estar ajudando esses indivíduos a saírem de situações que não proporcionam um bom desenvolvimento, também estará mostrando à sociedade que sua empresa se preocupa com o bem-estar das pessoas menos favorecidas e, principalmente, de jovens e crianças que estão em vulnerabilidade social.

5. Sentir-se bem consigo mesmo

Além dos consumidores, que passam a ver sua empresa como um empreendimento que se preocupa com o bem-estar da sociedade, você também é impactado pela atitude de realizar doações para projetos sociais.

Quando doamos, estamos ajudando pessoas que não têm acesso a itens básicos de necessidade ou que têm poucas perspectivas de um futuro próspero, devido à pobreza em que se encontram. Portanto, além de proporcionar mais bem-estar a essas pessoas, estamos dando a elas mais oportunidades de melhorar de vida ao terem acesso à educação.

Ao vermos a vida de alguém melhorando por conta da nossa doação, sentimos que estamos fazendo o bem. Esse sentimento é muito benéfico e faz com que continuemos a querer ver outros jovens e crianças felizes por terem acesso à educação, alimentação e não precisarem trabalhar desde cedo para ajudar em casa. Fonte: https://www.childfundbrasil.org.br/